Blog

Confira nossas novidades, curiosidades e muito mais


Os 3 pilares para conseguir um banheiro ecologicamente correto

por: Beatriz Banov
09/06/2021 às 10:50
Semana do Meio Ambiente

Sabia que você pode ajudar o meio ambiente, economizar e, ainda, criar um banheiro maravilhoso dentro da sua casa ou da sua empresa? De objetos de decoração a iluminação com baixo consumo de energia, há muitas opções para tornar seu banheiro mais sustentável.

Aproveitamos a Semana Mundial do Meio Ambiente para entrevistar a arquiteta, designer, e escritora do artigo Sustentabilidade em Design de Interiores, Marisa Murta, para mostrar que o seu banheiro pode ser elegante, funcional e sustentável ao mesmo tempo.

Confira as orientações da arquiteta e algumas de nossas dicas de especialistas sobre como lidar com a sua relação com o mundo em uma das partes mais essenciais da nossa casa.

1. Design Sustentável e ecológico

As nossas escolhas diárias podem impactar negativamente no meio ambiente. Quando falamos sobre construir um banheiro ecológico e sustentável, é importante pensar além dos acessórios e materiais permanentes que ficam no seu banheiro. Reflita sobre o que acontece com alguns itens de banheiro que você terminou, é possível utilizá-lo novamente? É biodegradável?

Além disso, para Marisa, manter os azulejos e cobri-los com massa acrílica é uma das primeiras coisas que ela procura para projetar um design sustentável. Aliás, a massa é usada frequentemente no dia a dia da arquiteta porque ela realmente funciona. Outra dica que Marisa nos dá é utilizar peças artesanais e étnicas compradas direto de grupos de economia popular para a decoração.

Você também pode tentar utilizar o máximo possível de materiais naturais, isso inclui desde materiais feitos de bambu até tintas ecológicas. Escolher um produto de qualidade para o seu banheiro evita que mais itens acabem em aterros, economiza recursos para substituição e, por sua vez, economiza tempo e dinheiro.

2. Iluminação

A utilização de fontes naturais de energia não só ajuda o meio ambiente, como pode te ajudar financeiramente, já que elas contribuem para a redução do uso de energia. Por isso, uma das alternativas é se livrar de cortinas nas janelas e deixar a luz natural entrar e, até mesmo, colocar um espelho grande para ajudar a refletir a luz, ajudando a criar um espaço aberto e claro.

Garanta que todas as luzes que tem no seu banheiro são ecológicas. A Marisa nos indica as lâmpadas de LED porque vão garantir uma longa vida útil antes de serem descartadas. Escolher o design da peça que vai na lâmpada, como uma luminária comum ou um embutido, também é essencial para favorecer a iluminação e evitar o ofuscamento do ambiente.

3. Água

O desperdício de água é um dos principais fatores que impactam negativamente o meio ambiente e, com certeza, o banheiro é o lugar da casa que mais se utiliza esse recurso. Então, além de ter banhos mais curtos, fechar a torneira ao escovar os dentes ou ensaboar as mãos, é importante pensar nos objetos que trazem essa água até você.

A Marisa reforça que, por exemplo, uma torneira simples funciona bem com pessoas atentas ao abrir ou fechá-las, desde que sejam de boa qualidade para não existir o vazamento de água.

O seu vaso costuma usar mais água que o chuveiro, portanto, investir em um mecanismo de duplo acionamento pode ser uma boa ideia para ajudar a reduzir o consumo de água.

Confira nossos modelos de vasos com mecanismos de duplo acionamento clicando aqui.

Esperamos que este artigo possa te ajudar a colocar as dicas em prática e procurar outras dicas que te ajudarão a fazer ainda mais pelo meio ambiente, porque, como diz Marisa em seu artigo, “a melhor solução para alguns é diferente da melhor solução para todos”.


Veja nossos Revendedores
Sanit | Soluções para Banheiro

Uma equipe vibrante, transformamos sonhos em METAS!
Nossa missão se baseia em tornar o banheiro de todos de nossa comunidade, um banheiro antenado, acessível e funcional, sempre prezando pela qualidade e modernidade.

Fale Conosco

Rua Tie, 139 - Vila Bertioga | São Paulo - SP
CEP: 03181-030

Telefone: +55 11 94066-7984 (Custódio) Compre pelo WhatsApp: +55 11 94719-2291 E-mail: custodio@sanit.ind.br Funcionamento: Segunda a Sexta-feira: 9h00 às 17h00

Sanit | Soluções para Banheiro © 2021 - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por: Crivos | Criação de Sites

Atendimento Comercial por WhatsApp