Blog

Confira nossas novidades, curiosidades e muito mais


5 dicas para aproveitar melhor o espaço dos banheiros pequenos

O banheiro é o menor cômodo da casa, mas tem de ter a mesma atenção dos demais. Saber escolher cuba, nicho e até iluminação, é crucial para o aproveitar o espaço interno. Entenda:

por: Renan Bandeira
21/07/2021 às 17:05
banheiro é uma das áreas mais importantes da residência

Embora seja o cômodo com a menor metragem quadrada de casas e apartamentos, o banheiro é uma das áreas mais importantes da residência. Como a Sanit já contou, ele pode ser trabalhado em diversos estilos, seja com o design industrial, seja ecologicamente correto e tantos outros.

Entretanto, além do visual, é importante aproveitar o espaço do ambiente com aplicações que valorizem o seu formato e que melhorem a amplitude. Para entender melhor as soluções, conversamos com o arquiteto Henrique Mariani, que nos deu importantes dicas sobre como aproveitar o espaço de um banheiro pequeno.

Para o especialista, o aproveitamento da área de um banheiro assim está apoiado na escolha dos tipos de cuba, nichos, porta, espelhos, iluminação e na necessidade de armazenamento de cada um, e que todas essas escolhas podem ser feitas mantendo a beleza do local. Veja:

Anos depois, o estilo voltou à moda. Agora, é comum ser visto em cozinhas e salas de estar, mas poucos sabem que pode ser aplicado em banheiros. Pensando nisso, a Sanit decidiu dar algumas dicas de como transformar e deixar ainda mais aconchegante este cômodo. Veja:

Veja mais: Banheiro com estilo industrial é mescla perfeita do rústico com sofisticado

Primeira dica: Iluminação, espelhos e o ganho visual

A iluminação e os espelhos são pontos importantes, mas suas escolhas ficam a critério do proprietário. Mariani explica que a coloração e a iluminação escolhidas podem ajudar na amplitude visual do banheiro, mas que o usuário pode procurar no cômodo um local mais intimista e de acolhimento também.

“Os banheiros clean, que tem a iluminação mais embranquecida e acabamentos claros, dão uma sensação maior de amplitude e limpeza. Enquanto os mais escuros, com iluminação amarelada, têm mais personalidade e conforto, já que esse tipo de iluminação proporciona um ambiente mais calmo”, resume o arquiteto.

Nesse caso, a sensação de amplitude é uma espécie de ilusão de ótica, então a escolha por um ambiente mais escurecido também pode ser feita que não vai afetar a composição do local. Afinal, a metragem do banheiro não será alterada por isso.

Mas se você optar por uma iluminação que visa melhorar esse aspecto, não deixe de casar as luzes com um bom jogo de espelhos, que vão acrescentar ainda mais na amplitude visual do cômodo. Só não esqueça de posicioná-los da maneira correta.

A dica do especialista é usar “um espelho realmente grande, que aproveita boa parte da parede da pia, mesmo ficando disposto acima do vaso, porque dá um ganho visual em amplitude”. Além disso, aproveita a área “morta” da parede do vaso.

5 dicas para aproveitar melhor o espaço dos banheiros pequenos

Segunda dica: cubas mais indicadas para banheiros pequenos

Saber escolher a cuba é essencial para ganhar espaço no banheiro. Neste caso, Henrique afirma que “o ideal para aproveitar melhor o espaço é usar a cuba do tipo apoio, que é aquela que fica acima da pia. Com ela, você ganha mais espaço na parte de baixo.”

O arquiteto conta que a cuba esculpida, outra bastante procurada e que fica embutida na base, não é tão indicada nesse caso por ocupar cerca de 25 cm do nicho abaixo da pia. Esse espaço pode ser aproveitado para armazenamento de produtos de higiene, limpeza e até roupas, por exemplo.

Dessa forma, a escolha pela de apoio gera um efeito cascata de aproveitamento de espaço, tornando a área do gabinete mais utilizável, por isso é colocada como uma das melhores soluções entre as cubas. Você pode encontrá-la em diversas opções, veja o catálogo completo da Sanit.

A parte inferior fica semiembutida na base, mantendo as arestas sobressalentes em uma altura confortável, e ainda não toma tanto o espaço do gabinete.

5 dicas para aproveitar melhor o espaço dos banheiros pequenos

Terceira dica: aproveitando os espaços reduzidos

Lembre-se: em banheiros pequenos, todo e qualquer espaço tem de ser aproveitado. Como dito acima, o uso da pia de apoio pode criar um efeito cascata de aproveitamento de área, e ele já pode ser visto aqui.

Para Mariani, embora as gavetas do tipo armário sejam as mais usadas no gabinete devido ao baixo custo, são nas gavetas que a melhor solução pode ser encontrada.

“Enquanto as portas do estilo armário podem te fazer procurar algo que está guardado lá no fundo com mais dificuldade, os gavetões tornam tudo mais acessível quando puxados”, explica.

Veja mais: Os 3 pilares para conseguir um banheiro ecologicamente correto

5 dicas para aproveitar melhor o espaço dos banheiros pequenos

Quarta dica: nichos e o fim dos esbarrões na hora do banho

Chegar em casa depois de um dia corrido pede um bom banho. Para aproveitar melhor o espaço da área molhada e deixar a circulação livre dentro do box, a dica do especialista é o uso de nicho.

“Usar as prateleiras, que são mais comuns, podem gerar alguns esbarrões, mas com o nicho embutido na parede, a movimentação fica livre”, resume Henrique.

Eles são embutidos na parede e dão mais conforto ao usuário, além de dar um ar de limpeza e organização ao banheiro. Ele acomoda xampu, sabonete e outros itens de uma forma que agrada melhor aos olhos, contribuindo para a decoração e deixando o cômodo mais sofisticado.

5 dicas para aproveitar melhor o espaço dos banheiros pequenos Os nichos ajudam no aproveitamento da área molhada de banheiros, sem espaços sobressalentes (Imagem: Henrique Mariani)

Quinta dica: portas convencionais ou de correr?

Na mesma premissa de sofisticação e aproveitamento de espaço analisada com o nicho, está a porta. Em banheiros pequenos é importante deixar o convencional de lado, e isso se aplica desde a entrada do local.

O arquiteto consultado pela Sanit lembra que “as portas de abrir, ao serem acionadas, tomam um bom espaço interior e, muitas vezes, pedem até o recorte da pia”. Dessa forma, “as portas de correr são as mais indicadas para espaços pequenos”, conclui.

Além de serem alternativas que poupam a área interna do banheiro, as portas de correr também garantem uma melhor abertura e passagem de acesso ao usuário.

5 dicas para aproveitar melhor o espaço dos banheiros pequenos As portas de correr são importantes aliadas para quem busca mais espaço em banheiros pequenos (Imagem: Henrique Mariani)

Gostou das dicas? Então, não deixe de compartilhar com os amigos e seguir a Sanit nas redes sociais.

Facebook: Sanit Brasil
Instagram: @sanitoficial


Veja nossos Revendedores
Sanit | Soluções para Banheiro

Uma equipe vibrante, transformamos sonhos em METAS!
Nossa missão se baseia em tornar o banheiro de todos de nossa comunidade, um banheiro antenado, acessível e funcional, sempre prezando pela qualidade e modernidade.

Fale Conosco

Rua Tie, 139 - Vila Bertioga | São Paulo - SP
CEP: 03181-030

Telefone: +55 11 94066-7984 (Custódio) Compre pelo WhatsApp: +55 11 94719-2291 E-mail: custodio@sanit.ind.br Funcionamento: Segunda a Sexta-feira: 9h00 às 17h00

Sanit | Soluções para Banheiro © 2021 - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por: Crivos | Criação de Sites

Atendimento Comercial por WhatsApp